RELEG: Revista Latinoamericana de Estudantes de Geografia

Normas editoriais


I. Eixos temáticos e dossiês

A Revista Latinoamericana de Estudantes de Geografia (RELEG) convoca publica e realiza o chamamento permanentemente a estudantes de geografia ou disciplinas afins para mandar textos académicos e escritos diversos. A revista está organizada em eixos temáticos fixos e em algumas ocasiões há um eixo principal que construirá o dossiê, ou seja, um conjunto de textos de uma de um mesmo eixo temático temática. Cada edição poderá incluir um dossiê (“Fronteiras”, “Conflitos territoriais”) ou seguir os eixos gerais que são os seguintes:

Os editais também dão a opção de coordenar dossiês, ou seja, conseguir um grupo de estudantes que trabalharem o mesmo tema a partir de distintas perspectivas, pelo qual receberão o crédito correspondente como cooredenadores do número.

Além de artigos científicos e ensaios, se convida aos estudantes para escreverem outros textos com características abertas e criativas respeito dos eixos temáticos da revista: resenhas de livros, colunas de opinião, entrevistas, crônicas, contos, poesias, fotografias e representações gráficas.

II. Características formales de los textos

A RELEG recebe publicações em espanhol, português e inglês, originais e inéditos. Os textos devem seguir as seguintes pautas editoriais para ser publicados. Caso o texto não seja entregado com as características pedidas de início, o Comitê Editorial pedirá para o autor arrumar num formato específico e manda-lo à Comissão Acadêmica.

Em todos os casos (artigo cientifico, ensaio, poesia, entrevista, etc.) os textos devem ter as seguintes características e dados:

Características formais:

Dados pessoais (deve estar na pagina inicial, separado do corpo do texto):

Corpo do texto (será diferente para cada tipo de texto escrito: artigo cientifico, ensaio, crônica, resenha, etc.)

a. Artigo científico e ensaio

Estrutura e características do artigo científico

É a reportagem, apresentação e analise de um trabalho de investigação. Tem como objetivo comunicar e difundir de forma clara os resultados da mesma. Os artigos científicos são comuns a investigações interligadas a âmbitos da Geografia Física ou estudos experimentais. Geralmente, se busca que o autor mantenha uma atitude objetiva com relação com a investigação, experimentação e resultados.

Estrutura

Estrutura e características do ensaio

É um texto onde há uma exposição “mais livre” de uma temática de interesse (geografia cultural, epistemologia da geografia, geopolítica), ou seja, sua estrutura é menos rígida comparada com a estrutura do artigo científico e permite sustentar opiniões sobre um tema. É uma exposição subjetiva, pessoal, de uma problemática. Este gênero literário está vinculado a temáticas sociais, históricas, políticas, econômicas e culturais.

Estrutura

Referências e citações nos artigos científicos e ensaios:

Para fazer referência a outros autores e autoras se usará o sistema APA para textos em espanhol e o sistema ABNT para textos em português. Caso o autor não cite a autoria alguma alguma ideia, método, observação, exemplo ou opinião que não seja própria será considerado como plágio. Alguns exemplos a continuação:

Citações

● Citação textual: Texto transcrito literalmente.

o Citação curta: : Quando tem menos de 40 palavras se colocam aspas. Exemplo:

En las ciencias en general y las sociales en particular “existe una ruptura entre el conocimiento sensible y el conocimiento científico” (Bachelard, 2003, p. 12)..

o Citação longa: Quando há mais de 40 palavras a citação é separada do parágrafo com fonte 10 e recuo de toda a citação. Exemplo:

Muchos años después, Marx profundizaría en la idea de uno de los fundadores de la estética: el arte es principalmente una actividad práctica, es trabajo:

Para Marx, el arte es una prolongación del trabajo, una de las formas de «humanización de la naturaleza», de la reconstrucción del mundo según un plan humano. Constituye, después del trabajo, uno de los umbrales franqueados por el hombre en su superación de la animalidad: el animal, escribía Marx, transforma la naturaleza según el nivel y las necesidades de la especie a la cual pertenece, en tanto que el hombre sabe producir universalmente, de acuerdo al nivel de todas las especies, libremente, es decir, «según las leyes de la belleza (Garaudy, 1969, p. 18).

● Citação contextual ou parafraseamento: Quando uma parte especifica do documento é resumida. Ou seja, se escreve pessoalmente o resumo de um parágrafo, capítulo ou livro completo. Exemplo:

El maestro dominicano habla de que si la paternidad de la estética ni siquiera está atribuida a Baumgarten, menos lo está para el italiano Giambattista Vico, fundador además de la filosofía de la historia. Éste buscaba encontrar la raíz de toda la ciencia en el lenguaje popular, es decir, explicar el desarrollo de la facultad generalizadora del lenguaje en tres etapas del desarrollo histórico: a) religiosa: el hombre carece de lenguaje, se comunica por gestos; b) heroica: procede por analogías, comparaciones, imágenes y metáforas, es el reino de los caracteres poéticos que anteceden al lenguaje; c) humana: se sirve de términos convencionales (Mir, 1974, pp. 30-32).

Literatura citada

Serão incluídos no final do artigo científico, ensaio, crónica ou outro tipo de texto todos os livros, artigos e recursos eletrônicos que foram consultados para argumentar a investigação. Se fará uma lista no final do texto com as normas APA ou ABNT segundo o caso com o título “Literatura citada”, sem números, sem pontos, em ordem alfabético, com indentação francesa e sem maiúsculas. Exemplos APA:

Bachelard, G. (2003). La filosofía del no. Ensayo de una filosofía de un nuevo espíritu científico. Buenos Aires: Amorrortu. (Libro)

Batalla, C. (2017, 5 de febrero). A 25 años de la muerte de Nicomedes Santa Cruz. EL COMERCIO [en línea]. Consultada en https://elcomercio.pe/huellas-digitales/archivo/25-anos-muerte-nicomedes-santa-cruz-162342 (Revista en línea)

Bolaños, R. (1995). Las culturas dominadas. Una aproximación pragmática. Semiótica. México: Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapotzalco, 165-183. (Revista impresa)

Dardel, E. (2013). El hombre y la tierra. Naturaleza de la realidad geográfica. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva. (Libro)

Garaudy, R.; Sartre, J. P.; Fischer, E. (1969). Estética y marxismo. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, S. A. (Libro con varios autores)

b. Outros textos

Estes textos têm uma estrutura mais livre, de fato, a imaginação, a redação poética enriquecerá a abordagem dos conflitos espaciais com a utilização de diversos gêneros discursivos. A continuação, se faz uma caracterização de cada texto:

c. Imagens

Caso o artigo científico, ensaio, crônica ou outro tipo de texto incluir imagens ou mapas devem cumprir as seguintes regras:

III. Revisão de textos e datas

As contribuições serão revisadas pelo Comitê Editorial e qualificadas pelo arbitramento de uma comissão Acadêmica com o sistema “duplo-cego”. Os autores serão notificados dos resultados das revisões para fazer as correções necessárias caso fossem aceitos. As correções deverão ser feitas no limite de tempo marcado pelo Comitê Editorial.

No caso dos artigos que não sejam aceitos em primeira instância serão devolvidos aos autores para fazerem as correções necessárias. Quando os autores considerem que seus artigos cumprem com os critérios da RELEG, poderão mandar os trabalhos para o Comitê Editorial para ser revisados uma vez mais pelo Comitê Acadêmico. .

Os textos em formato digital deverão ser enviados ao seguinte e-mail: revista.releg@gmail.com