RELEG: Revista Latinoamericana de Estudantes de Geografia

Apresentação

A Revista Latinoamericana de Estudantes de Geografia (RELEG) é um projeto editorial estudantil com uma ampla trajetória. Surge como um esforço colaborativo para conformar um espaço de difusão de artigos científicos, redações, resenhas de livros, colunas de opinião, entrevistas, crônicas, contos e poesias de estudantes da América Latina. A história da revista está ligada ao Encontro Latinoamericano de Estudantes de Geografia (ELEG) e à Associação Latinoamericana de Estudantes de Geografia (ALEGEO). A revista conta com a participação e organização constante de estudantes de geografia de toda a região e também de outras disciplinas.

A primeira edição da RELEG foi publicada em 2009. A partir desse ano já participaram mais de 214 pessoas de toda América em diferentes comissões (editorial difusão e comunicação, financiamento e logística, desenho editorial e web), como autoras e autores e como integrantes do Comitê Acadêmico. Entre essas pessoas conta-se com estudantes e profissionais da Geografia de países como o Chile (41), o Brasil (39), a Colômbia (36), o México (26), a Venezuela (26), a Argentina (22), a Bolívia (9), o Peru (9), a Cuba (4), a Costa Rica (3), o Uruguai (1), o Equador (1) e a Honduras (1).

Atualmente o Comitê Editorial está conformado por estudantes e graduados de diversas instituições públicas e privadas que contam com uma notável qualidade acadêmica. O objetivo da RELEG é funcionar como uma plataforma editorial para que os estudantes publiquem e difundam seus trabalhos e investigações e assim gerar uma rede de comunicação e conhecimento que possa contribuir a pensar uma Geografia Latinoamericana. Da mesma forma, sempre se mantêm as portas abertas para os estudantes que queiram aprender e se-formar no oficio editorial integrando-se às diferentes comissões dão vida à revista.

Convidamos os estudantes para enviarem seus trabalhos e aportar reflexões desde os territórios para manter vivo este projeto que procura gerar um espaço para a difusão e discussão de diversas problemáticas que aportem ao conhecimento geográfico, um espaço que ajude a visibilizar e procurar soluções para as diversas injustiças e conflitos que afetam diversos territórios, e com isso, mostrar o compromisso livre que a Geografia tem com imaginar uma melhor América Latina.

Comitê Editorial